sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sonho e entusiasmo com Marcelo Freixo



Foi uma noite e tanto. Mais de 500 pessoas lotaram o auditório da ABI nesta quinta-feira (15/7) para o lançamento oficial da campanha de Marcelo Freixo à reeleição como deputado estadual pelo PSOL. A mesa teve uma composição simbólica: além de companheiros de luta política como Milton Temer, candidato a senador, Chico Alencar, a deputado federal, Jerfferson Moura, a governador, e Flávio Serafini, a vice, Freixo convidou para sentar ao seu lado as companheiras de lutas nos movimentos sociais Sandra Carvalho, da Justiça Global, e Sandra Quintela, do PACs. Mulheres que representam movimentos e organizações que sempre contribuíram na construção da identidade de um mandato coletivo, a serviço das causas populares.

Nas cadeiras, o perfil do público também era revelador. Junto da militância do partido, defensores dos direitos humanos, funkeiros, pescadores, mulheres em luta contra a violência, animadores culturais, professores, estudantes, militantes de movimentos sociais importantes, como MST, MNLM e MTD, e a expressiva participação da juventude... Um público formado basicamente por gente que sempre lutou de forma articulada com o mandato pelas causas dos direitos humanos, da educação, da cultura, da segurança pública, do meio ambiente, contra o abuso do poder econômico, desvios do Estado, a corrupção, as milícias, o trabalho escravo, a tortura, o extermínio, a desigualdade social. Não foram poucos os depoimentos de militantes, que, mais do que testemunhar, têm participado das mesmas batalhas com o mandato, na disputa por mudanças, empenhados na construção de uma sociedade mais democrática.

"Esse momento não é só de lançamento de uma campanha eleitoral, mas também um momento de celebração de nossas conquistas conjuntas, do mandato e dos movimentos sociais. Tem valido muito a pena este mandato, no qual não tenho a lamentar nada do que foi feito, só do que não foi possível fazer. Conseguimos construir um mandato marcado por mais vitórias do que derrotas porque esse mandato é meio e não fim. Esse mandato foi para além do partido e dialogou com a sociedade organizada para cumprir o papel de um mandato coletivo e democrático. Por isso, querem nos calar, mas não vão conseguir", disse Freixo, emocionado.

O ato também representou um momento de reunião de forças e de entusiasmo necessários tanto ao candidato quanto à militância para levar às ruas uma campanha árdua, de poucos recursos e cerceada pela ação das milícias. Chico Alencar leu uma carta de apoio a Freixo assinada por Leonardo Boff. Para encerrar o ato, houve a exibição de um filme com declarações de apoio de artistas como o cineasta José Padilha, os atores Wagner Moura, Marcelo Serrado, André Mattos, Maria Ribeiro e a cantora Fernanda Abreu. Entre uma declaração e outra, os militantes gritavam em côro:

"Contra a milícia e o capital, Marcelo Freixo deputado estadual".

Nenhum comentário:

Postar um comentário